sábado, dezembro 22, 2012

Confraternização da JuFra - Fraternidade Espírito Santo 2012


A Fraternidade Espírito Santo se reuniu nos dias 15 e 16 de dezembro em Morro Pintado para confraternização, passagem dos cargos e lazer.
Chegamos à praia na parte da tarde, alguns irmãos aproveitaram para caminhar, jogar bola, tomar banho e curtir o lindo pôr do sol ao som das águas do mar.  
À noite, durante a confraternização, reunimo-nos para relembrar e agradecer o trabalho belíssimo do antigo secretariado. No vídeo da retrospectiva de 2010 a 2012, relembramos muitos momentos, sentimos muito a falta dos irmãos que se afastaram e dos que não puderam estar presentes, o riso rolou solto no momento “Como toda família, sempre tem os momentos engraçados” e não podemos esquecer as homenagens emocionantes dos familiares aos secretários. Vão deixar muitas, muitas saudades... Mas a missão continua nada de tristeza. “É apenas o começo...” Ouvimos passagens bíblicas que nos ajudaram a refletir e compreender a nossa missão. Houve a passagem dos cargos e em seguida a troca de presentes do “Amigo doce”. E quem disse que a noite tinha terminado? Nada disso. Descemos a praia, ficamos sentados ao redor da fogueira cantando, tirando fotos, observando as ondas do mar e o céu estrelado. Noite linda e abençoada.
No dia seguinte, após o café da manhã, muita diversão: praia, sol, brincadeiras, bem ao estilo franciscano. Ah teve também o jogo do Corinthians. Venceu claro, felicidades para os irmãos corintianos. À tarde, descanso para uns e um bom papo para outros. Acompanhamos também a final do The Voice Brasil e nos preparamos para deixar Morro Pintado e voltarmos para casa renovados pelo que vivenciamos. É sempre bom estarmos juntos....

Paz e bem



















“Que a fé de Deus nos faça eternos amigos”
                                                                                                   (Eternos amigos – Anjos de Resgate)

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Pequena homenagem.

O secretariado cessante presta essa pequena homenagem, uma breve lembrança dos momentos que passamos juntos.












Paz e Bem



Seguindo a missão evangelizadora.


"Porque para Deus nada é impossível." (Lc 1, 37)





No dia 08 de Dezembro, membros da nossa fraternidade estiveram em Assu/RN participando da novena da festa em honra a Santa Luzia. Foi um momento forte de evangelização e vida fraterna. Nesta cidade, alguns jovens estão despertanto o desejo de seguir o evangelho de Jesus Cristo sob a optica de são Francisco de Assis. É louvável o empenho e a vontade que os jovens do Medubim vem apresentando para implantar uma fraternidade da Juventude Franciscana.
Neste dia, festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ouvimos no evangelho a entrega, a disposinibilidade de Maria à ação do Espírito Santo. Que nós, jovens, possamos estar abertos a ação deste Espírito e possamos firmes dizer: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”(Lc 1, 38).




Paz e Bem

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Irmãos da Fraternidade Espírito Santo recebem etapas de formação




Irmãos e irmãs

Não podemos deixar de postar e relembrar que a nossa fraternidade passou por momentos de alegria, formação e união fraterna. Nos dias 17 e 18 de novembro de 2012, alguns membros da Fraternidade Espírito Santo receberam formação franciscana de FBJ e EFF no sítio São José.

No dia 17, após o café da manhã, demos início a nossa formação em clima de oração, desconcentração e conhecendo as nossas formadoras. Para FBJ, Elizoete Nascimento, e para EFF, Libiane Marinho Bernardino. Também estava presente o nosso irmão Elson Martins que veio receber EFF. Em seguida, vivenciamos, durante todo o dia, formações que nos prepararam: uns para assumir o compromisso de ser jufritas e outros para reafirmar o seu sim diante de Deus e da comunidade.





À noite, voltamos a nos reunir para o convívio fraterno cuja temática era os Anos 60. Muita animação, música, dança e brincadeiras fizeram parte desse momento.

Na manhã seguinte, continuamos as atividades que culminaram na Celebração da Palavra na capela de São Francisco de Assis, no sítio mesmo. Na celebração, alguns jovens passaram pelo rito de Compromisso do jufrista e receberam seu “tau” das mãos dos irmãos de fraternidade, Jarlene e Almir. Outros passaram pelo rito de Admissão dos jufristas a Ordem Franciscana Secular pelas mãos do ministro da OFS, José Roberto. Ocasião de muita felicidade, emoção e vivência do nosso ideal franciscano de vida.




Agradecemos aos irmãos da OFS, Fábio e Ana, que nos emprestaram o sítio; às formadoras, Elizoete e Libiane, pelas formações edificantes; aos irmãos da Fraternidade Irmão Sol e Irmã Lua pela presença e ajuda; ao ministro da OFS, José Roberto e a todos que rezaram por nós e fizeram parte desse momento especial para a nossa fraternidade. 

A todos... PAZ E BEM.  


"Tenho que gritar, tenho que arriscar, 
Ai de mim se não o faço!
Como escapar de ti, como calar,
Se tua voz arde em meu peito? 
Tenho que andar, tenho que lutar,
Ai de mim se não o faço!
Como escapar de ti, como calar,
Se tua voz arde  em meu peito?"
                                                      (música O profeta)


Daniele Ramalho
Subsecretária de Arquivo e Comunicação
Fraternidade Espírito Santo